sábado, 18 de setembro de 2010

Esponjas de Cozinha


A cozinha é um local extremamente favorável para a proliferação de bactérias pois há manipulação de carne crua, ovos, hortaliças, água e embalagens, lugares onde os microrganismos se proliferam e promovem a chamada contaminação cruzada.
A contaminação cruzada ocorre quando há transferência dos microrganismos dos alimentos crus para os alimentos prontos para o consumo por meio de manipulação, utensílios ou ainda no local de trabalho como pia, mesa e balcão.
Na cozinha, panos de prato, esponjas e pia abrigam um número tão grande de microrganismos que causam doenças que pode ser mais contaminada que o banheiro. Desta forma, se não forem lavados, desinfetados e substituídos freqüentemente, podem ser nocivos à saúde.
*As esponjas devem ser lavadas após o uso com detergente, secas e guardadas em local seco, nunca em cima do sabão. Uma vez por dia, colocá-la em solução sanitária, com duas colheres de sopa de água sanitária para um litro de água.
*Para desinfetá-la no microondas, ela deve estar úmida e envolvida em papel toalha. Colocá-la num prato e deixar de 30 a 60 segundos. Jogue o papel no lixo e guarde-a em local seco.
*Buchas vegetais podem ser uma boa opção no lugar das esponjas industriais por serem ecológicas e biodegradáveis, mas devem ser limpas da mesma forma que as demais.
*Os panos de prato devem ser trocados assim que estiverem molhados. Quem puder e quiser pode substituí-los por papel absorvente.
Apesar de lavar e desinfetar a esponja diariamente, após uma semana não há como conter a proliferação bacteriana, e o recomendado é substituí-la.
Consulta: Dr.Bactéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário