quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Organização de Closet - Parte 2


Arrume as gavetas de acordo com as peças e comece pelas gavetas mais altas com as coisas mais usadas. Pijamas de inverno e verão devem ser separados também de acordo com as estações.

Peças de estação: guardá-las sempre limpas e muito bem secas em lugar protegido de umidade por causa do mofo. O ideal é lavar as malhas de lã e casacos grossos depois do inverno para que nenhuma mancha fique impossível de retirar no próximo ano. Caso tenha pouco espaço para guardá-las, pode usar malas de viagem como alternativa, mas elas devem estar muito limpas e livres de insetos. VEJA A DICA – Saché para Afastar Traças.

Roupas de couro ou de tecidos finos, devem ser protegidas com protetores específicos ou tecidos leves como EVA. Algumas lavanderias fornecem esses protetores. Sacos plásticos ressecam o couro, cuidado!

Calçados:

·         Separe os calçados que precisam consertar e engraxar. Botas e calçados pesados devem ser limpos, consertados e engraxados antes de serem guardados para o próximo ano.

·         Aproveite para limpar aqueles que precisam e acostume-se a limpá-los antes de guardar.

·         Caso necessite, coloque suportes de calçados e cuide para que sobre espaço para os novos modelitos.

·         Guarde os finos e de pouco uso em saquinhos de tecido leve ou naqueles fornecidos pelas próprias lojas.

·         Para uma super organização você pode tirar fotos dos calçados que ficarão guardados nos saquinhos, imprimi-las diretamente em cartões de apresentação (daqueles domésticos) ou imprimi-las e colocar a foto em tags de papel com visor ou plásticos para malas, e colocar no saquinho do calçado para se orientar.

Bolsas: Mantenha-as limpas e livres de poeira guardando-as em sacos de tecido. Podem ficar guardadas em caixas ou em prateleiras. As mais usadas devem ficar fáceis. Caso você tenha um número absurdo de bolsas e quiser uma arrumação muito criteriosa e fácil, pode fazer etiquetas de identificação como nos calçados.

Bijoux: Os colares devem ser preferencialmente pendurados ou separados em caixinhas. Brincos também devem ser guardados aos pares em caixinhas com divisórias. VEJA A DICA - Organização de Bijoux.  Enquanto você providencia uma alternativa, pode separá-los aos pares em forminhas de gelo.

Luvas e cachecóis devem ser guardados em gavetas quando estão em uso e depois da época, acondicionados em caixas. As luvas podem ser envolvidas aos pares em papel de seda. Se quiser também use saches para afastar insetos.

As jóias devem ser guardadas em seus estojos originais ou naqueles para vendedores autônomos de jóias. E a prudência diz: cofre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário