domingo, 17 de outubro de 2010

Atenção com a Higiene!


CONHEÇA AS CINCO MORADIAS PREDILETAS DOS MICRÓBIOS

1. Telefones públicos
2. Nota de 1 real
3. Teclado de computador
4. Latinhas de refrigerantes e cervejas
5. Talheres de restaurantes

A CÉDULA DE R$ 1 É A MAIS CONTAMINADA DE TODAS AS NOTAS, PORQUE É A QUE MAIS CIRCULA NAS MÃOS DOS BRASILEIROS

FAXINA GERAL

Nem sempre a simples limpeza regular das mãos ou então dos objetos contaminados é a solução para determinados casos de contaminação por micróbios. A pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Biomédicas, da Universidade Gama Filho (RJ), com latinhas de cerveja e refrigerantes, por exemplo, indica esse problema. Foram analisadas 120 latinhas, comercializadas na cidade do Rio de Janeiro, e nelas foram encontradas a presença, em alto grau, de fungos, coliformes fecais e salmonella. Em uma segunda fase da pesquisa, foram analisados três processos de limpeza de 90 dessas latas contaminadas. Primeiro, utilizou-se a limpeza com um guardanapo; depois, com água corrente; e, por último, água e sabão. O resultado? Nenhum processo surtiu efeito e reduziu os níveis de contaminação de forma significativa. O recomendável, segundo o microbiologista João Carlos Tórtora, coordenador da pesquisa, é consumir essas bebidas sempre evitando o contato da boca com a lata, utilizando, por exemplo, canudos e copos. No caso da higiene das mãos, a pesquisa indicou que a lavagem convencional por 15 segundos não reduz a quantidade de microrganismos que estão firmemente aderidos a elas, mas remove impurezas e partículas que contaminam continuamente. A atenção nesse caso é com pessoas que lidam diariamente com o preparo de alimentos e que sem uma higienização adequada, podem contaminar a comida. Para isso, o uso de álcool em gel é uma forma eficaz de limpeza. Confira outras soluções simples, indicadas pelo especialista Tórtora, para evitar a contaminação de objetos de uso diário:

TECLADOS DE COMPUTADOR: devem ser limpos sempre com pano embebido de água e detergente. Outra dica é protegê-los com uma capa plástica que também deve ser limpa diariamente.

TELEFONES PÚBLICOS: ao utilizar os orelhões ou mesmo o telefone do trabalho ou de casa, evite o contato direto (encostando boca e orelha). Outra sugestão é proteger o fone com um lenço de papel. O álcool é o produto mais indicado para uma higienização efetiva. No caso de telefone público, você pode fazer isso com aqueles produtos anti-sépticos vendidos em drogarias e farmácias.

TALHERES DE RESTAURANTES: como o cuidado com esses utensílios não cabe a nós, nos resta ficar atentos ao estado geral de conservação e limpeza do estabelecimento. Mas, em casa, a lavagem dos talheres deve ser efetuada sempre com água fervente.

APARELHOS DE AR-CONDICIONADO: em casa, higienize a bandeja e o filtro periodicamente (aproximadamente a cada três meses) com detergente comum. Você pode usar cloro para a desinfecção da bandeja.


Sugestão: Nas farmácias existem pequenas toalhas individuais de álcool 70% que podemos levar no bolso ou na nécessaire.



Reportagem completa: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/38/imprime40192.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário