terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Limpeza Doméstica Profissional


Como profissional da área de saúde, uso exatamente o método acadêmico para limpeza de hospitais e consultórios na minha casa. Para não me estender em explicações que podem ser facilmente encontradas pela internet da vida, vou resumir o processo:
  • Lavar muito bem as mãos - SEMPRE.
  • Lavar com água e sabão, pisos, bancadas, enfim tudo o que puder ser lavado, sempre separando os panos e esponjas por lugar, ou seja, panos da cozinha, dos banheiros, das salas, assim como as esponjas.
    • Na minha casa, separo os baldes assim: cozinha, limpeza e roupas por cores diferentes.
    • Tenho um gaveteiro que separo os panos de chão e limpeza também por setor.
  • O Desinfetante Poderoso é o hipoclorito 1%, ou seja, água sanitária diluída em água. O hipoclorito de sódio não pode ser usado em metais e mármore porque é corrosivo, então lave-os com água e sabão e depois limpe-os com álcool 70%.
  • Demais superfícies: álcool 70%. Aliás, a Coperalcool lançou um álcool gel 70% que está sendo vendido no supermercado (não era sem tempo que começaram a produzir para uso doméstico).
  • Então, não tem segredo: água, sabão, água sanitária e álcool 70%. 
  • Os desinfetantes tradicionais são somente perfume. E eu, estou me livrando deles para usar óleos essenciais, que além de perfumarem, trazem os benefício da aromaterapia. 
  • Procure usar produtos naturais para limpar a casa, diminuindo os riscos de intoxicação que os produtos industrializados podem causar, além de serem menos agressivos ao meio ambiente. Procure algumas sugestões teclando FAÇA EM CASA na janela de busca do blog.
  • Minha despesa com produtos de limpeza é muito pequena porque além de tudo, reutilizo a água do molho das roupas. Leia ECONOMIA DOMÉSTICA - ÁGUA E SABÃO.
Leia mais:
ANVISA
RESOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário