segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Patchwork de Hexágonos

Na postagem anterior, coloquei uma almofada feita com patchwork de hexágonos. Para quem gosta de trabalhos manuais que requerem paciência e nenhuma pressa, o trabalho com hexágonos é uma opção muito gostosa e bonita. Descobri que existem até gabaritos para riscar os hexágonos. Eu gosto muito destes trabalhos, mas vou fazer os meus maiores (uns 8 cm) para não desanimar...
Bem, fiz uma seleção com as melhores fotos explicativas que eu tenho, e peguei um vídeo no youtube para dar uma ideia mais exata do processo:




Nesta foto, o tecido foi cortado no formato hexagonal, mas segundo o vídeo do youtube (e a minha modesta experiência), é mais fácil deixar o tecido quadrado.



Gostei da ideia de fazer os hexágonos em plástico ou acetato (se não for escorregadio) com um furinho no meio para facilitar a fixação do tecido com uma agulha, e também pela maior resistência.


Observe que o tecido é alinhavado pelo avesso para ficar no formato do molde.







Depois de montar muitos hexágonos, monte o desenho ou costure-os à mão aleatoriamente com pontinhos delicados.



Deixe sempre os hexágonos das margens com o molde para poder fazer as costuras seguintes.

Clique aqui e veja um vídeo demonstrativo do youtube.

2 comentários:

  1. Larissa, amei a sua explicação. Obrigada por compartilhar.
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Tomara que vc se anime para fazer algum trabalho... Beijos!

    ResponderExcluir