quinta-feira, 31 de maio de 2012

Festa Junina - Vinho Quente (minha versão)


Sou do interior, e na minha terra, a festa junina dura todo o mês. Todos os finais de semana tem festa oficial da cidade, fora as quermesses mês afora. Tem sanfoneiro e docinhos juninos até dentro dos bancos. Tanta festa é para os privilegiados... E eu, para matar as saudades, faço vinho quente para impregnar minha casa inteira. Cheiros juninos fazem parte da minha identidade...

Enfim, andei pesquisando por aí uma receita simpática de vinho quente porque não tenho uma oficial, marcadinha no caderno. Sempre fiz a olho, a partir da receita da minha mãe. Não encontrei nenhuma que valesse a pena, então aí vai minha versão espontânea e muito gostosa de vinho quente:

Ingredientes:

1 litro de vinho tinto (suave porque sou menina e gosto docinho mesmo)
250ml de suco de laranja 
250ml de água
1 copo americano de açúcar (mais ou menos)
canela em pau 
cravo 
maçã verde e vermelha picadas em quadradinhos (de molho na água com limão para não escurecer - mesmo que fique com a cor do vinho, me dá calafrios pensar em comer maçã oxidada)

Bom, eu coloco 1 ou dois paus de canela e 1 ou 2 cravos diretamente na panela e deixo dar uma boa esquentada (quando estou inspirada coloco um pedacinho de anis estrelado também). Daí coloco o açúcar. Depois que carameliza, coloco a água e o suco de laranja misturados. Deixo derreter o açúcar e ferver um pouco (se eu tiver casca de abacaxi congelada coloco um pedaço para dar um toque diferente). Daí coloco o vinho, as maçãs picadas e provo o açúcar. Deixo levantar fervura novamente, fecho a panela e desligo.

Já fiz com 400ml de suco de laranja e 250ml de água ou um pouco mais. Regulo mais forte ou mais fraco de acordo com a minha disposição...
Já coloquei uma rodela de limão para ferver junto, carambola... Viajo nos sabores de acordo com o que tiver em casa e a lua.
Não sou muito fã de gengibre porque acho que fica meio quentão, sei lá...

Aproveitem as festas Juninas! Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário